segunda-feira, 23 de junho de 2008

OS ALIMENTOS


Os alunos da turma 41 e 43 estão realizando um estudo sobre os alimentos. As crianças analisaram embalagens para verificar os nutrientes dos alimentos e fizeram uma pesquisa na sala para saber o que a turma mais gosta de comer e quais as mudanças que devem ser feitas nos hábitos alimentares. As crianças estão participando com bastante interesse nestas atividades. Logo estaremos publicando os resultados no blog da turma.

Nossos blogs:
turma41-2008.blogspot.com
turma43-2008.blogspot.com

Atividades de alfabetização com internet

Esta semana as turmas de 1º e 2º ano iniciaram as atividades em sites educativos com objetivo de despertar o interesse da leitura e de escrever favorecendo a construção do conhecimento. Na primeira aula as crianças acessaram o site Atividades educativas e realizam as atividades ali propostas livremente. Elas demonstraram entusiasmo e interesse, percebe-se que a leitura acontece naturalmente durante as atividades.
No próximo encontro as crianças serão desafiadas em atividades que exijam maior raciocínio e criatividade.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

CADA TURMA COM SEU BLOG

Alunos de sexta a oitava série já criaram o blog da turma. Uma comissão de alunos realizam atividades com blog em horário contrário das aulas. Uma vez por semana os alunos estudam as ferramentas que o blog oferece, trocam informações e fazem atualização. Os alunos gostam mais de trabalhar com imagens, fotografias que eles tiram e depois postam no blog. No último encontro foi planejado que os alunos buscariam com os professores atividades que já realizarm com a turma, a agenda de trabalhos e provas para o mês de junho para postar no blog. Este planejamento foi sugerido por alguns alunos e todos concordaram que seria interessante trabalhar desta forma.
Os alunos da turma 74, criaram um questionário para conhecer melhor a turma que será publicado no blog.
Um aluno em particular depois que aprendeu como criar o blog, fez um blog para o grupo de escoteiros que ele participa. O próximo passo será os blogs das turmas de 5ª série.

ESTAÇÕES DO ANO

A professora Maria Luiza, de geografia, está realizando uma atividade de pesquisa na internet com os alunos da 5ª série, turmas 51, 52, 53 e 54. Os alunos buscam identifcar as caracteríticas de cada estação e realizam atidades com jogos que o site oferece.
Site: http://www.sogeografia.com.br/

RENASCIMENTO

A professora Terezinha de história está desenvolvendo com os alunos da sexta série, turmas 61,62, 63 e 64 uma pesquisa sobre obras de arte do Renascimento.
O Renascimento é aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências.

Os alunos buscam imagens de artes do Renascimento, pesquisam o autor e o que representa a arte. Sistematizam em apresentação de slides e como conclusão apresentam para a turma.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

OS ANIMAIS

Profª Dayane Turma 33

Justificativa: Aliando a temática animais, a ferramenta pedagógica do computador, acredito atingir com mais efetividade os objetivos propostos e aguçar a curiosidade do educando sobre o assunto estudado.

Em dupla os alunos irão pesquisar no primeiro momento caracteristicas gerais do grupo ao qual pertencem os animais escolhidos, característica dos vertebrados e invertebrados.
Depois irão apresentar.
Num segundo momento irão pesquisar algo sobre sua divisão.
Depois irão pesquisar o animal do que se limenta, qual seu habitat, e como se reproduz.

A pesquisa será sistematizada em apresentação de slides.

terça-feira, 29 de abril de 2008

POEMAS & POESIAS


A turma 42 após pesquisar sobre conceitos de poemas e poesias, passou a procurar em site de busca por poesias infantis. Alguns sites visitados foram: www.revista.agulha.nom.br/infan.html
www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pinf/pinf.htm
www.geocities.com/letraspaganini/poesiainf.htm

terça-feira, 15 de abril de 2008

Primeiros projetos de 2008

Depois dos altos e baixos na sala estamos dando início aos projetos!

PROJETO: CADA TURMA COM SEU BLOG

Profissionais envolvidos: Maria Raquel (Coordenadora SI) e professores de turmas nas diferentes disciplinas.
Disciplina: Todas
Turmas: todas as turmas de 1ª a 8ª série

JUSTIFICATIVA
Comenta-se que os alunos não têm desejo nem prazer no ler e escrever. Com o uso das tecnologias pode-se favorecer este prazer de ler e escrever. Como nos diários de antigamente, hoje pode-se com o blog trazer novamente esta prática que de certa forma as pessoas escreviam pelo prazer, sem cobranças ou regras determinadas.

OBJETIVO
Disseminar o processo de ler e escrever em todas as turmas da escola através do uso de blogs.
Já temos alguns blogs publicados por alunos de 7ª e 8ª série.
Confira os blogs aqui!

PROJETO: POEMAS E POESIAS
Professora: Cátia
As crianças da turma 42 irão pesquisar conceitos de poemas e poesias, conhecerão alguns poemas e em seguida farão seus próprios poemas.
Este projeto será desenvolvido na biblioteca e sala informatizada e como produção final teremos um livro com os poemas dos alunos.

terça-feira, 8 de abril de 2008

RETOMANDO AS ATIVIDADES

Tivemos alguns contratempos por causa do nosso servidor, mas agora a sala está pronta para as atividades com os alunos.
Neste período de espera do conserto do servidor, realizei oficinas com alguns professores que não tinham noção de informática e revisei os micros que estão distribuídos pela escola, sendo que alguns estão estragados.
Foram instalados novos pontos de internet na escola onde alunos e professores poderão usar. Um dos pontos é no auditório que é muito utilizado para projeção com datashow, para trabalhos de alunos e aulas que os professores dão com este recurso. Outros pontos de internet foram instalados na biblioteca onde os alunos poderão realizar pesquisas individuais. Foi acrescentado mais um ponto na sala informatizada. Temos hoje 16 micros com internet, isto qualifica os trabalhos aqui realizados pois temos turmas com mais de trinta alunos. Pode-se dizer que para a maioria das turmas temos um micro para cada dupla.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Início dos Trabalhos de 2008

Terminamos o ano de 2007 com muita dificuldade, principalmente com a velocidade da Internet que prejudicou trabalhos dos alunos em Blogs. Tivemos que abandonar estes Blogs utilizando outras estratégias para apresentar e divulgar os trabalhos feitos.
Para este ano temos a expectativa de que a velocidade da Internet melhore para que possamos utilizar as ferramentas disponíveis com este recurso.
Também esperamos que professores de diferentes áreas se associem no desenvolvimento de projetos com as turmas. Há uma proposta de um projeto escolar envolvendo todas as séries com o propósito de desenvolver a leitura e escrita.
Com estas e outras expectativas acreditamos que este ambiente contribua para a produção de conhecimento de alunos, professores e funcionários desta comunidade escolar. Mª Raquel (Coordenadora da Sala Informatizada)

sábado, 6 de outubro de 2007

Atividades do mês de Outubro

No final do mês de setembro os micros foram configurados novamente com o Linux Fedora que ficará definitivo. Ainda estamos com algumas dificuldades que serão resolvidas mais tarde.
Neste mês vários professores procuraram a sala informatizada para desenvolver atividades e projetos.

Professor Toninho
Turmas 61, 62, 63 e 64 – 6ª série – Classificados Poéticos

O classificado poético é um gênero lit
erário que explora a linguagem publicitária e traduz para estilo poético um texto tipicamente em prosa.
Em breve estaremos postando nosso
s classificados no blog: classipoeticos.blogspot.com

Professora Terezinha
Turma 71 – 7ª série – Visita a Usina Termoelétrica

Nesta visita os alunos observaram as mudanças nos processos de produção; O desenvolvimento técnico/tecnológico; as condições de vida e de trabalho do proletariado (ontem e hoje); as lutas e conquistas trabalhistas, as conseqüências da industrialização; o Fordismo e o Taylorismo, como “técnicas” para aumentar a produção ( e a exploração); e como se deu este processo no Brasil e em Santa Catarina (industrialização tardia e dependente).

Professor Flavio
Turma 82 e 83 – 8ª série – Pesquisa Social

Professora Léia
Turma 73 – 7ª série – Poesias

Professora Suellen
Turma 51 – 5ª série – Blog sobre Livros de Literatura

Professora Carina
Turmas 31 e 33 – 3ª série – Estação da Primavera

Professora Carmelúcia
Turma 22 – 2ª série - Fábulas

Professora Iara
Turma 11 – 1ª série – Agenda de Endereços da Turma.
Estamos criando uma agenda de endereços e telefonnes dos alunos.
Nesta agenda as crianças também terão um mapa localizando sua rua no bairro e seu próprio mapa do trajeto de casa até a escola.

Professora Salete
Turma 13 – 1ª série – Bichonário (Dicionário sobre bichos)
A turma está montando um lindo dicionário sobre os animais com pesquisa feita na internet sobre cada animal. Como produção final cada aluno terá seu dicionário com todas informações pesquisadas.

Professora Idelcy
Turma 43 – 4ª série – Blog da turma com histórias de suspense.
historiasdesuspense.blogspot.com

Com toda esta procura e outras atividades estamos com a agenda lotada.
Alunos e professores estão se adaptando a este novo sistema que é o Linux Fedora. Estamos aos poucos descobrindo suas ferramentas e isto também é aprendizagem.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Atividades com o novo Sistema - Linux Fedora


Começamos nossas atividades com o novo sistema que é o Linux Fedora. Professores e alunos não tiveram maiores dificuldades neste sistema. Só alguns detalhes que aos poucos vamos descobrindo.

A turma 22 voltou para dar continuidade a atividade sobre Fábulas. As crianças em sala de aula escolheram em duplas uma fábula para digitar e colocar uma imagem sobre a fábula. As crianças ficaram muito entusiasmadas pois era a primeira vez que realizavam uma atividade de digitação. Esta atividade está sendo muito positiva contribuindo no desenvolvimento de leitura e escrita dos alunos. Uma criança lê enquanto a outra digita e depois elas trocam.

A turma 32 que está pesquisando sobre os Animais marinhos continua sistematizando com resumos e buscando as melhores informações nos textos. Elas pesquisam o dicionário quando encontram alguma palavra que não entendem e alteram o texto para melhor entendimento.

Temos um projeto especial que chamamos BIA.
BIA quer dizer Bloco Inicial de Alfabetização, que são as séries iniciais. Alguns alunos que estão nestas séries iniciais necessitavam de uma atendimento mais individual no seu processo de alfabetização. Então a professora Marilene dá este atendimento para estes alunos no período contrário em que eles têm as aulas normais. No turno matutino temos um grupo de 11 alunos e no turno vespertino também.
Com estes alunos estamos desenvolvendo um Projeto de Pesquisa que eles escolheram o que gostariam de pesquisar. Estamos tendo um resultado muito bom com estes alunos, sendo que alguns já serão dispensados deste atendimento especial.
A pesquisa deles pode ser acompanhada na internet no endereço projetobia.pbwiki.com
Na coluna da direita clique no Side Bar
e poderá visualizar os links das pesquisas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

PRIMEIRAS ATIVIDADES NESTE SEMESTRE

Já tivemos as primeiras atividades na sala informatizada com os novos micros. A primeira turma foi a 22, 2ª série da professora Carmem.
A professora apresentou no projetor o Site http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/ que fala sobre as fábulas.
As crianças escutaram as fábulas contadas no site, leram e contaram com as próprias
palavras a partir das imagens que viam.

Algumas Fábulas que foram vistas:
A cigarra e a formiga
A barriga e os membros

A tartaruga e a lebre





Conhecendo o Sistema Solar

A professora Suzane trouxe as turmas 21 e 23 da 2ª série na quinta-feira dia 30/08, para ver imagens da NASA mostrando o Sistema Solar e imagens do espaço.
O site visitado foi www.nasa.gov e foi mostrado no projetor.
Depois em duplas as crianças puderam explorar o site e realizaram atividades no site do Cambito sobre os planetas. Para quem quiser conferir o endereço é: http://www.cambito.com.br/espaco.htm este site é muito divertido e educativo.

Animais Marinhos

A turma 32, 3ª série da professora Maria está fazendo uma pesquisa sobre animais marinhos.
Os animais escolhidos pelas crianças são: algas, baleias, golfinhos, tubarão, peixes, siri, lula, ostra, marisco e camarão.
Elas irão trabalhar em grupos e já pesquisaram algumas questões na sala de aula, com textos tirados da Internet pelo Adriano, que faz parte da equipe pedagógica e acompanha esta turma.
Agora os alunos estão digitando parte da pesquisa e se for necessário usarão a internet para complementar o trabalho e buscar imagens.



segunda-feira, 27 de agosto de 2007

RETOMANDO AS ATIVIDADES NA SALA

Depois de alguma espera por problemas técnicos finalmente voltaremos a usar a Sala Informatizada.
Vários professores já agendaram um horário para conhecer as novas máquinas e estamos planejando projetos, atividades e pesquisas na internet para as próximas semanas.
Veja alguns projetos e atividades que estamos planejando:

Turma 13 – 1ª série - Livro sobre os animais
Professora Salete
Turma 22 – 2ª série – Fábulas
Professora Carmen –
Turma 21 – 2ª série – Sistema Solar
Professora Suzane
Turma 32 – 3ª série – Animais marinhos
Professora Maria

Veja nossa sala com os novos micros!

terça-feira, 31 de julho de 2007

Atividades de Maio e Junho


No mês de maio tivemos que interromper os trabalhos dos projetos que estavam sendo realizados na Sala Informatizada, mas ficamos contentes porque novos micros seriam instalados qualificando os trabalhos. Oito máquinas saíram da escola sendo destinadas a outras escolas e sete micros ficaram na escola distribuídos para biblioteca, sala de vídeo e sala dos professores. Nestes ambientes os computadores serão utilizados por professores e alunos com uso pedagógico. Ainda durante este mês tivemos reuniões de capacitação com os professores das séries iniciais estudando currículo, métodos e avaliação.
Durante o mês de junho tivemos conselhos de classe com todas as turmas da escola avaliando nossa escola em todos seus setores e a aprendizagem dos alunos. Como sempre os alunos avaliam que é importante os trabalhos realizados na Sala Informatizada e em geral as reclamações são sobre a internet que está muito lenta ou os micros que apresentam problemas durante o uso. Como sugestões solicitaram que os professores que ainda não realizaram atividades na sa
la possam planejar para isto.
Neste mês também os servidores da prefeitura estiveram em greve lutando por seus direitos com a maioria das escolas fechadas, portanto não realizamos atividades na Sala Informatizada.

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Projetos em Desenvolvimento

No mês de abril dos cinco projetos que estão em desenvolvimento na sala informatizada, quatro deles se referem a identidade dos alunos. Isto não é nenhuma coincidência. No ano passado em avaliação final da escola se observou a necessidade de trabalhar mais a identidade dos alunos nas séries iniciais como nome completo, data de nascimento, origem de nascimento e um pouco da história de cada um pois muitos alunos desconheciam até sua data de aniversário.
A seguir vou comentar um pouco de cada um:


Projeto: Minha história
Profa. Rosane

Turmas 41 e 43
Software: Word, Photo Editor, Scaner

Neste projeto as crianças contam sua história pessoal com produção de texto, pesquisando na família sobre sua infância e ilustram com fotos.
Este é uma produção de uma aluna ainda não concluído:

Projeto: Um pouquinho de mim
Profa. Salete

Turma 13

Softwares: Word, Excel, Paint


Com o uso da tecnologia as crianças resgatam e registram fatos e dados significativos na sua vida. Constr
uindo um livro juntamente com a professora.
Este é um desenho com exploração das ferramentas do Paint na primeira visita a sala informatizada, as crianças também usaram o Word para escrever seus nomes e palavras de seu interesse.



Projeto: Quem sou eu
Profa. Suzane
Turmas 21 e 23
Software: Word e Paint

Com este projeto as crianças irão trabalhar com dados que mostre datas, locais e identificação da família. Como atividade inicial os alunos preencheram esta ficha com seus dados pessoais na sala informatizada.



Projeto: História da minha família
Profa. Terezinha

Turmas: 51, 52, 53 e 54
Software: MicroMundos


Neste projeto os alunos fazem pesquisa genealógica até a quarta geração ou até onde conseguirem. Também pesquisam fatos importantes que ocorreram na família para construção de uma pequena história com animação no MicroMundos.





















Projeto: Folder poético
Prof. Toninho

Turmas: 61, 62, 63 e 64
Software: Word, paint, internet

Este projeto tem como propósito a exploração do aprendizado das funções da linguagem publicitária transportada para o campo da poesia com uso literário, desenvolvendo habilidades com o uso de ferramentas digitais.
Aqui um exemplo de folder produzido pelos alunos:

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Projetos em abril

No mês de abril já chegaram os novos computadores que estão nas caixas aguardando a instalação. Enquanto isso vamos desenvolvendo alguns projetos com os 7 micros que ficaram. Mudamos um pouco a dinâmica de uso da sala para não interromper os trabalhos. Algumas turmas são divididas, vindo a metade num horário e outra metade noutro horário para que todos possam ter acesso as máquinas, eventualmente reunimos todos para avaliar e dar novas instruções prosseguindo o projeto, enquanto que outras turmas dividiram os alunos em 7 grupos e cada grupo trabalha numa máquina.

Temos no momento 5 projetos com 13 turmas.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Mês de Março



No mês de março não tivemos projetos em desenvolvimento na sala informatizada.
Os professores procuraram a sala para pesquisas na Internet como recurso, complementando as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Tivemos algumas reuniões de planejamento de projetos para dar início em abril.
Realizamos algumas oficinas com professores que desejavam usar a sala e não tinham domínio dos computadores, foi bastante produtivo por ser um atendimento quase individual.
Como coordenadora aproveitei momento para estudo e organização das máquinas para a mudança que poderia acontecer a qualquer momento.
Em reunião pedagógica expus as mudanças que ocorrerão na sala com a chegada de 20 novos computadores com o sistema Linux. A mudança foi bem aceita sendo que alguns professores já trabalham com este sistema em outros ambientes.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Idéias para começar

Nestes primeiros dias, depois das reuniões de planejamento geral da escola, busquei inspiração para o meu trabalho e planejamento mais específico da Sala Informatizada. Encontrei na revista Nova Escola do mês de março deste ano, uma entrevista com um especialista em Mídia e Educação da Universidade Católica de Milão, PIER CESARE RIVOLTELLA, e gostei muito de como ele vê o uso das novas tecnologias na escola.
Ele diz que os alunos hoje têm acesso a muitas tecnologias mas que seu uso é superficial, por causa da pressa em se explorar tudo. E nós educadores temos o papel de ajudar nossos alunos a se aprofundarem no uso das tecnologias como instrumento pedagógico para a aprendizagem, como ferramenta de produção.
A revista Nova escola pergunta sobre a atuação do professor.
O que o professor precisa para explorar as tecnologias em sala de aula?
RIVOLTELLA Precisa saber fazer análises críticas e organizar atividades de produção usando essas tecnologias (e também os meios de comunicação). Os computadores e celulares deixaram de ser apenas ferramentas de recepção. Hoje, são também de produção. Uma criança pode tirar fotos ou fazer vídeos com um celular e publicá-los na internet. Qualquer um pode editar e produzir conteúdo. Há cinco anos, éramos apenas consumidores de conteúdos prontos. Da mesma forma, é importante o professor organizar palestras e oficinas de produção multimídia, conhecer as linguagens da mídia, saber utilizar uma câmera e dominar a dinâmica dos textos na internet, com seus links para outros textos. Na Itália, trabalhos como esse são feitos nas disciplinas de Arte e Língua Italiana no Ensino Fundamental.
Como podem ver o nosso desafio é grande e permanente. As tecnologias não param de avançar, os jovens e crianças conseguem acompanhar tranqüilamente este ritmo, cabe a nós educadores fazer o que Rivoltella nos sugere, saber fazer análises críticas e desenvolver projetos usando estas tecnologias, conhecer as linguagens da mídia e com tudo isto não ficar para trás no uso destas tecnologias, precisamos ter o mesmo espírito de curiosidade que nossos jovens e crianças têm.
Com este pensamento dei início as atividades na sala informatizada, sempre tenho a impressão que estou “correndo atrás da máquina”, tanto na força da expressão como literalmente que realmente corremos atrás de muitas tecnologias, cada dia que amanhece algo novo surgiu.

Início das atividades

Neste ano iniciamos nossas atividades dia 12 de fevereiro. Na primeira semana tivemos dias de planejamento. Planejamos para a escola como um todo, revisamos nosso PPP, levantamos as dificuldades da escola e elaboramos nosso Planejamento Estratégico para 2007.
Depois disso cada um no seu setor ou área real
izou seu planejamento.
Bom, eu, como estava com o meu relatório do ano passado atrasado tive que concluir esta tarefa primeiro.

Produzi um informativo para divulgar a sala informatizada e para incentivar a vinda dos professores na sala. Funcionou, tenho conversado com vários professores e feito algum planejamento com eles.
Também revisei todas as máquinas para saber quais estavam funcionando, atualizei o anti-víus e scaniei os micros. Encontrei 5 máquinas que não funcionam e já enviei CI solicitando assistência técinca, mas parece que teremos algumas mudanças em relação as máquinas. Estou aguardando.

Esta é a nossa sala!